Duelo dos Campeões: Atlético vs Vasco em 1948
Em 21 de janeiro de 1948, o Atlético recebeu o Vasco da Gama em um partida no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes. Neste duelo, conhecido como 'desafio entre campeões', mineiro e carioca, que terminou com histórica vitória do Galo sobre o "Expresso da Vitória", futuro primeiro campeão sul-americano de clubes.
O Jogo
Em 1948, o Atlético recebeu o Vasco num amistoso no dia 21 de janeiro, no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes. O match entre campeões ocorreu de forma empolgante, com o Galo, bicampeão mineiro, batendo o campeão carioca invicto por 2-1, os dois gols de Lêro para o Carijó, e Lelé, para o cruz-maltino. Dias depois, o Vasco da Gama pediria a Federação Carioca uma data para revanche, na capital federal, que acabou nunca por ser jogada. O Atlético recusou o compromisso, por estar desfalcado de 3 de suas principais peças para ir ao Rio de Janeiro: Nívio, Zé do Monte e Mexicano. O Vasco era base da seleção brasileira, com nomes como o goleiro Barbosa, Augusto, Maneca, Friaça e o técnico Flávio Costa, entre outros. E o Galo tinha seus gigantes como Kafunga, Mexicano, Lucas Miranda, Carlyle, Nívio... etc. Na foto, os capitães, Zé do Monte e Danilo.
O Adversário era Forte
Poucas semanas depois, em 14 de fevereiro, o Vasco da Gama estaria em Santiago, no Chile, representando o Brasil como 'campeão carioca' no Campeonato dos Campeões Sul-Americanos, organizado pelo Colo-Colo e pela Conmebol como primeiro campeonato continental da América do Sul. O Vasco se sagraria campeão sul-americano invicto, ainda em março de 1948. O torneio, disputado por pontos corridos, teria ainda o River Plate, campeão argentino, como vice-campeão; o Nacional, campeão uruguaio, ficou em 3º; e o Colo-Colo, campeão chileno e anfitrião, em 4º.
Feito Para Poucos
O time atleticano, bicampeão mineiro em 1946/47, seria por quase um ano, entre junho de 1947 e maio de 1948, a única equipe, ao lado do Palmeiras, a vencer aquele poderoso time do Vasco da Gama, conhecido como "Expresso da Vitória", campeão invicto do carioca e do sul-americano. Na coluna de esportes da Revista Atlântida, o sentimento atleticano após a histórica vitória sobre o Vasco em 1948 é exaltado e registrado pelo colunista: "Como o Atlético está enraizado no coração do povo mineiro! Que milagre adimirável de atração possui a equipe alvinegra". "Vitória inesquecível do futebol mineiro, que derrota alguma poderá apagar!", finalizou o colunista, definindo aquela vitória sobre o Vasco que foi uma das maiores vitórias do Atlético e dos atleticanos de todos os tempos!
Outros Artigos
1.
Informações sobre o artigo | ||||||||
|