Jorge Luis Sampaoli Moya

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 16h51min de 2 de março de 2020 por CaioGF (discussão | contribs) (→‎Biografia)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Jorge Sampaoli
Informações pessoais
Nome completo Jorge Luis Sampaoli Moya
Data de nasc. 13 de março de 1960 (64 anos)
Local de nasc. Casilda , Argentina
Apelido(s)
Informações profissionais
Clube atual Atlético
Função Treinador de futebol
Princ. clubes Atlético, Seleção Argentina, Seleção Chilena, Santos-SP,
Sevilla-ESP, Universidad de Chile-CHI, Emelec-EQU, O'Higgins-CHI,
Sporting Cristal-PER, Coronel Bolognesi-PER, Sport Boys-PER e Juan Aurich-PER
Atlético (Treinador)
Atualizado em 2 de março de 2020

Biografia

Jorge Sampaoli é um treinador de futebol argentino com vasta experiência no comando técnico de clubes e seleções. Antes de se tornar treinador, Sampaoli teve uma breve carreira como jogador, abreviada por uma lesão de tíbia e fíbula quando tinha apenas 19 anos.

O amor pelo esporte fez com que Sampaoli mantivesse o foco profissional no futebol. O início da trajetória como treinador foi nas categorias de base de clubes pequenos de Casilda, sua terra natal, e de Rosário. O bom trabalhou chamou a atenção do futebol peruano e Jorge Sampaoli foi comandado para assumir a equipe profissional do Juan Aurich. Posteriormente, também dirigiu Sport Boys-PER, Coronel Bolognesi-PER e Sporting Cristal-PER.

No final de 2007, Sampaoli iniciou sua trajetória no Chile, país no qual faria história. O primeiro clube foi o O'Higgins, em que Sampaoli comandou boa campanha no Apertura de 2008. A estadia do treinador argentino no futebol chileno durou até 2010, quando foi contratado pelo Emelec, um dos grandes clubes do Equador. Sob o comando de Jorge, os "Elétricos" fizeram boas campanhas nos torneios nacionais, além de conseguir classificações para as disputas da Sul-Americana e da Libertadores.

Primeiros títulos

Ainda em 2010, Sampaoli retornou ao futebol chileno para, aí sim, marcar o seu nome no país andino. O treinador assumiu a Universidad de Chile, clube em que se tornou ídolo ao conquistar o Apertura chileno em 2011 (primeiro título de Sampaoli como treinador profissional) e a Copa Sul-Americana do mesmo ano, que foi a primeira conquista internacional da La U.

Pela Universidad de Chile, Sampaoli ainda conquistou o Clausura de 2011 e o Apertura de 2012, sagrando-se tricampeão chileno, além de chegar na semifinal da Copa Libertadors de 2012.

Seleção Chilena

O total sucesso por um dos clubes mais importantes do Chile levou Sampaoli a um caminho inevitável: a seleção chilena, que buscava um substituto para Marcelo Bielsa. Sob o comando de Sampaoli, a equipe que estava ameaçada de não se classificar para a Copa do Mundo de 2014 conseguiu evoluir e garantir a classificação. No Mundial do Brasil, o Chile fez ótima campanha e venceu, inclusive, a atual campeã Espanha em duas oportunidades, na fase de grupos e nas oitavas de final. O Chile terminou sua participação na Copa após perder nos pênaltis para o Brasil, mas deixou ótimas impressões, principalmente por ter jogado melhor que a equipe da casa.

Após a boa campanha na Copa do Mundo, o melhor estava guardado para Jorge Sampaoli e sua seleção. A Copa América de 2015 seria disputada no Chile, que entrou como um dos principais favoritos, não só por jogar em casa, mas pelo bom futebol que praticava naquela altura. As expectativas foram atendidas quando o treinador conseguiu potencializar nomes com Alexis Sanchez, Arturo Vidal e Eduardo Vargas para conquistar a Copa América com vitória nos pênaltis contra a Argentina. O título provocou a apoteose no Estádio Nacional de Santiago, já que a seleção chilena nunca havia conquistado um título de expressão.

No final de 2015, Jorge Sampaoli encerrou sua passagem pela roja, contabilizando 44 jogos, 27 vitórias, 9 empates e 8 derrotas.

Futebol europeu e seleção argentina

O bom trabalho realizado a frente da seleção chilena credenciou Jorge Sampaoli a trabalhar no futebol europeu. O treinador assumiu o comando do Sevilla-ESP em junho de 2016. O trabalho teve ótimo início e a equipe da Andaluzia chegou a liderar o campeonato espanhol, tendo como ponto alto uma vitória contra o Real Madrid que finalizou uma sequência invicta de 40 jogos. Apesar da boa fase, - o Sevilla era o 4º colocado da liga espanhola - Sampaoli deixou o Sevilla em maio de 2017, finalizando um curto trabalho. O motivo era especial, já que o treinador havia recebido uma proposta da seleção de seu país.

Com classificação para o Mundial da Rússia em 2018 ameaçada, a seleção argentina apostou na contratação de Jorge Sampaoli. O trabalho foi marcado pela irregularidade e a classificação para a Copa do Mundo aconteceu apenas na última rodada, após vitória contra o Equador fora de casa. Na Rússia, as coisas não aconteceram como o imaginado, e após classificação sofrida na fase de grupos, a albiceleste foi eliminada pela França nas oitavas de final. Após o Mundial, Sampaoli deixou o comando da seleção.

Primeira experiência no futebol brasileiro

Depois de alguns meses desempregados, Jorge Sampaoli acertou contrato com o Santos-SP para a temporada 2019. Na equipe do litoral paulista, o treinador realizou ótimo trabalho, que culminou no vice-campeonato brasileiro, ainda que o Santos não fosse considerado um dos melhores elencos do torneio. Além da boa campanha, o alvinegro praiano se destacou pelo ótimo futebol apresentado, com o estilo agressivo e ofensivo que marcou toda a carreira de Sampaoli.

Atlético

No dia 1º de março, Jorge Sampaoli foi anunciado como novo treinador do Atlético para a temporada 2020. O argentino chegou para substituir Rafael Dudamel.

Ficha Técnica

Nome: Rafael Edgar Dudamel Ochoa
Data de Nascimento: 7 de janeiro de 1973
Local de Nascimento: Guama (Venezuela)

Estatísticas

Ver artigo principal: Estatísticas de Rafael Dudamel pelo Atlético

Carreira

Como jogador

Universidad de Los Andes - 1989/1994
Atlético Huila - 1994/1995
Atlético El Vigía - 1995/1997
Independiente Santa Fé - 1997
Atlético Zulia - 1998
Quilmes - 1998/2001
Deportivo Cali - 2001/2002
Millionarios - 2002
Unión Maracaibo - 2002/2004
Cortuluá - 2004
Deportivo Táchira - 2004/2005
Mamelodi Sundowns - 2005/2006
América de Cali - 2007/2008
Real Esppor Club - 2009/2010

-

Seleção Venezuelana - 1993/2010

Como treinador

Estudiantes de Mérida - 2010
Seleção Venezuelana (Sub-17) - 2012/2013
Deportivo Lara - 2014/2015
Seleção Venezuelana (Sub-20) - 2015/2019
Seleção Venezuelana (Profissional) - 2016/2019
Atlético - 2020

Multimídia

Títulos

Como Treinador

Outros

Ligações Externas

Referências