Lucas David Pratto: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 33: Linha 33:
}}
}}


Lucas David Pratto, conhecido como Lucas Pratto, é um atacante de 26 anos (04/06/1988), natural de La Plata, Argentina.
== Biografia ==


Após se destacar atuando pelo Defensores de Cambaceres (ARG), o atacante foi contratado pelo Boca Juniors, ainda nas categorias de base. Com a camisa Xeneize foram apenas duas atuações sem muito destaque, fato que fez com que o jogador fosse emprestado sucessivamente a equipes como Tigres (ARG), Unión (ARG) e até mesmo para o Lyn, clube norueguês.  
Lucas David Pratto, mais conhecido como '''Lucas Pratto''', é um atacante argentino de futebol revelado nas categorias de base do [[Boca Juniors-ARG|Boca Juniors]]. Em [[2007]], o atacante iniciou sua carreira profissional pelo Tigre, clube de Victoria, província de Buenos Aires. No dia [[16 de setembro]] daquele ano, fez sua estreia no clube na partida diante do [[San Lorenzo-ARG|San Lorenzo]] pelo Apertura. Ao longo da competição, entrou no decorrer de alguns jogos e só foi ter mais chances com a saída de Leandro Lázzaro, titular do Tigre. Seu primeiro gol ocorreu no Clausura de [[2008]], na vitória de 2 a 1 sobre o San Martín de San Juan. Em julho daquele ano, deixou os ''Azules de Norte'' para jogar no Lyn, da Noruega. No clube de Oslo, capital do país, foram 25 jogos e 7 gols. Ao final do empréstimo, voltou ao [[Boca Juniors-ARG|Boca]], mas com uma rápida passagem. Na equipe ''xeneize'' foram apenas 2 partidas e logo repassado ao Unión de Santa Fé. No clube que leva o nome da província em que atua, marcou 6 gols em 19 jogos na divisão de acesso do Campeonato Argentino.  


Durante os empréstimos, Pratto não se adaptou à nenhuma equipe, até que chegou a Universidad Católica no ano de 2010, tendo atuado em 35 partidas, conquistado a titularidade, e marcado 10 gols, se tornando um nome importante para a Católica na campanha do título chileno do respectivo ano.  
No ano de [[2010]], o [[Boca Juniors-ARG|Boca Juniors]] fez uma troca do camisa 12 com o jogador Gary Medel da Universidad Católica. Na estreia pela equipe chilena no dia [[24 de julho]],marcou o gol no empate diante do Everton. Com o passar dos jogos, foi ganhando simpatia da torcida da ''Católica''. Em clássico contra a ''La U'', marcou na vitória por 4 a 2. Com 4 gols em 18 jogos, fez parte da conquista do Campeonato Chileno (Apertura). No primeiro semestre de [[2011]], fez uma boa campanha na equipe chilena pela Copa Libertadores da América. Após terminar a primeira fase como líder do grupo, eliminou o [[Grêmio-RS|Grêmio]] com duas vitórias nas oitavas-de-final, sendo uma em Porto Alegre por 2 a 1, os dois gols de Pratto. Entretanto, o clube caiu nas quartas após sofrer revés do [[Peñarol-URU|Peñarol]]. Na boa campanha, foi titular nos 10 jogos e marcou 6 gols, terminando a competição como vice-artilheiro. Com muito destaque, foi vendido ao Genoa da Itália por cerca de 4,5 milhões de dólares. Por lá, teve passagem apagada, fato que pesou no retorno à Argentina, em 2012, dessa vez para atuar pelo [[Vélez Sársfield-ARG|Vélez Sársfield]].  


Após a boa fase na Católica, foi transferido para o Genoa (ITA), onde também teve passagem apagada, fato que pesou no retorno à Argentina, em 2012, dessa vez para atuar pelo Velez Sarsfield.  
Pela equipe de Buenos Aires, Pratto encontrou sua melhor forma, atuando em 124 ocasiões e marcando 42 gols. Além de conquistar o Campeonato Argentino na temporada [[2012]]-[[2013|13]], foi eleito o melhor jogador em atividade na Argentina em [[2014]], fatos que o consolidaram como um atacante respeito e ídolo da torcida do [[Vélez Sársfield-ARG|Vélez]].  


Pela equipe de Buenos Aires Pratto encontrou sua melhor forma, atuando em 124 ocasiões e marcando 42 gols. Lucas conquistou o Campeonato Argentino na temporada 2012-13, foi o artilheiro da Libertadores de 2014 e eleito o melhor jogador em atividade na Argentina do mesmo ano, fatos que o consolidaram como um atacante respeito e ídolo da torcida do Velez.  
Em [[17 de dezembro]] de [[2014]], foi anunciado pelo presidente [[Daniel Diniz Nepomuceno|Daniel Nepomuceno]] como jogador do Atlético, num contrato assinado por 4 temporadas. Sua estreia ocorreu no amistoso contra o [[Shakhtar Donetsk-UCR|Shakhtar Donetsk]] da Ucrânia, e logo marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra, na vitória convincente por [[201501 Atlético 4 x 2 Shakhtar Donetsk-UCR|4 a 2]].  


Em 17 de Dezembro de 2014, foi anunciado pelo presidente Daniel Nepomuceno como jogador do Atlético Mineiro, com contrato de 4 temporadas. Estreiou no amistoso contra o Shakhtar Donetsk (UCR), e logo marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra, na vitória convincente por 4-2.  
No alvinegro, Lucas logo caiu nas graças da torcida balançando as redes constantemente e em partidas importantes, como contra o [[Independiente Santa Fe-COL|Santa Fe]] da Colômbia, fora de casa, contra os chilenos do [[Colo-Colo-CHI|Colo-Colo]] no jogo que classificou o Atlético para as oitavas-de-final da [[Copa Libertadores da América 2015|Libertadores]] e contra o [[Cruzeiro-MG|Cruzeiro]], jogo no qual foi o autor dos dois gols e sacramentou a eliminação do rival do [[Campeonato Mineiro 2015|Campeonato Mineiro]].  


No Atlético, Lucas logo caiu nas graças da torcida, balançando as redes constantemente e em partidas importantes, como contra o Santa Fé (COL), fora de casa, contra o Colo-Colo (CHI) no jogo que classificou o Atlético para as oitavas-de-final da Libertadores e contra o cuzeiro, jogo no qual foi o autor dos dois gols e sacramentou a eliminação do rival do Campeonato Mineiro.
Com a conquista do estadual pelo [[Galo]], o centroavante foi eleito o Craque do [[Campeonato Mineiro 2015|Campeonato Mineiro de 2015]], integrando a seleção da competição com méritos incontestáveis.
 
Lucas Pratto acumula 10 gols em 19 jogos com a camisa do Atlético, atingindo rapidamente o posto de maior artilheiro estrangeiro de nossa história (empatado com Dátolo). O jogador argentino foi também campeão e eleito o Craque do Campeonato Mineiro de 2015, integrando a seleção da competição com méritos incontestáveis.


== Ficha Técnica ==
== Ficha Técnica ==

Edição das 16h14min de 2 de junho de 2015

Lucas Pratto
Informações pessoais
Nome completo Lucas David Pratto
Data de nasc. 4 de junho de 1988 (36 anos)
Local de nasc. La Plata, Argentina
Altura 1,89 m
Peso 83 kg
Apelido(s) Lucas Pratto
El Oso
Informações profissionais
Clube atual Atlético (2015)
Número 9
Posição Atacante
Revelado por Boca Juniors-ARG (2007)
Princ. clubes Vélez Sársfield, Universidad Católica e Boca Juniors.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 20
Gols 10
Estreia CAM 4 x 2 Shakhtar Donetsk-UCR - 21/01/2015
Vitórias 15
Empates 2
Derrotas 3
Títulos Campeonato Mineiro de 2015
Atualizado em 15 de abril de 2015


Biografia

Lucas David Pratto, mais conhecido como Lucas Pratto, é um atacante argentino de futebol revelado nas categorias de base do Boca Juniors. Em 2007, o atacante iniciou sua carreira profissional pelo Tigre, clube de Victoria, província de Buenos Aires. No dia 16 de setembro daquele ano, fez sua estreia no clube na partida diante do San Lorenzo pelo Apertura. Ao longo da competição, entrou no decorrer de alguns jogos e só foi ter mais chances com a saída de Leandro Lázzaro, titular do Tigre. Seu primeiro gol ocorreu no Clausura de 2008, na vitória de 2 a 1 sobre o San Martín de San Juan. Em julho daquele ano, deixou os Azules de Norte para jogar no Lyn, da Noruega. No clube de Oslo, capital do país, foram 25 jogos e 7 gols. Ao final do empréstimo, voltou ao Boca, mas com uma rápida passagem. Na equipe xeneize foram apenas 2 partidas e logo repassado ao Unión de Santa Fé. No clube que leva o nome da província em que atua, marcou 6 gols em 19 jogos na divisão de acesso do Campeonato Argentino.

No ano de 2010, o Boca Juniors fez uma troca do camisa 12 com o jogador Gary Medel da Universidad Católica. Na estreia pela equipe chilena no dia 24 de julho,marcou o gol no empate diante do Everton. Com o passar dos jogos, foi ganhando simpatia da torcida da Católica. Em clássico contra a La U, marcou na vitória por 4 a 2. Com 4 gols em 18 jogos, fez parte da conquista do Campeonato Chileno (Apertura). No primeiro semestre de 2011, fez uma boa campanha na equipe chilena pela Copa Libertadores da América. Após terminar a primeira fase como líder do grupo, eliminou o Grêmio com duas vitórias nas oitavas-de-final, sendo uma em Porto Alegre por 2 a 1, os dois gols de Pratto. Entretanto, o clube caiu nas quartas após sofrer revés do Peñarol. Na boa campanha, foi titular nos 10 jogos e marcou 6 gols, terminando a competição como vice-artilheiro. Com muito destaque, foi vendido ao Genoa da Itália por cerca de 4,5 milhões de dólares. Por lá, teve passagem apagada, fato que pesou no retorno à Argentina, em 2012, dessa vez para atuar pelo Vélez Sársfield.

Pela equipe de Buenos Aires, Pratto encontrou sua melhor forma, atuando em 124 ocasiões e marcando 42 gols. Além de conquistar o Campeonato Argentino na temporada 2012-13, foi eleito o melhor jogador em atividade na Argentina em 2014, fatos que o consolidaram como um atacante respeito e ídolo da torcida do Vélez.

Em 17 de dezembro de 2014, foi anunciado pelo presidente Daniel Nepomuceno como jogador do Atlético, num contrato assinado por 4 temporadas. Sua estreia ocorreu no amistoso contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, e logo marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra, na vitória convincente por 4 a 2.

No alvinegro, Lucas logo caiu nas graças da torcida balançando as redes constantemente e em partidas importantes, como contra o Santa Fe da Colômbia, fora de casa, contra os chilenos do Colo-Colo no jogo que classificou o Atlético para as oitavas-de-final da Libertadores e contra o Cruzeiro, jogo no qual foi o autor dos dois gols e sacramentou a eliminação do rival do Campeonato Mineiro.

Com a conquista do estadual pelo Galo, o centroavante foi eleito o Craque do Campeonato Mineiro de 2015, integrando a seleção da competição com méritos incontestáveis.

Ficha Técnica

Nome: Lucas David Pratto
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 4 de junho de 1988
Naturalidade: La Plata-ARG

Carreira

Boca Juniors-ARG - 2007
Tigre-ARG - 2007/2008
Lyn-NOR - 2008/2009
Boca Juniors-ARG - 2009
Unión de Santa Fé-ARG - 2009/2010
Universidad Católica-CHI - 2010/2011
Genoa-ITA - 2011//2012
Vélez Sársfield-ARG - 2012/2014
Atlético - 2015

Multimídia

22/12/2014 - Entrevista exclusiva à TV Galo em sua chegada:

Gols de Lucas Pratto pelo Vélez Sársfield:

Partidas Disputadas

Ano 2015

201501 - 21/01/2015 - Atlético 4 x 2 Shakhtar Donetsk-UCR - Amistoso
201502 - 01/02/2015 - Atlético 2 x 0 Tupi-MG - Campeonato Mineiro
201503 - 07/02/2015 - Mamoré-MG 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201504 - 14/02/2015 - Atlético 2 x 1 Democrata/GV-MG - Campeonato Mineiro
201511 - 15/03/2015 - Atlético 4 x 0 URT-MG - Campeonato Mineiro
201512 - 18/03/2015 - Independiente Santa Fe-COL 0 x 1 Atlético - Copa Libertadores da América
201513 - 22/03/2015 - Tombense-MG 0 x 3 Atlético - Campeonato Mineiro
201514 - 29/03/2015 - Atlético 3 x 0 Villa Nova-MG - Campeonato Mineiro
201515 - 05/04/2015 - Boa Esporte-MG 2 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
201516 - 09/04/2015 - Atlético 2 x 0 Independiente Santa Fe-COL - Copa Libertadores da América
201518 - 15/04/2015 - Atlas-MEX 1 x 0 Atlético - Copa Libertadores da América

Títulos

2010 - Campeonato Chileno - Universidad Católica-CHI
2012 - Campeonato Argentino (Inicial) - Vélez Sársfield-ARG
2013 - Superfinal do Campeonato Argentino - Vélez Sársfield-ARG
2014 - Supercopa Argentina - Vélez Sársfield-ARG
2015 - Campeonato Mineiro - Atlético

Outros

2011 - Melhor jogador estrangeiro no Chile - Universidad Católica-CHI
2014 - Melhor jogador do ano na Argentina - Vélez Sársfield-ARG
2015 - Craque do Campeonato Mineiro - Atlético Mineiro-BRA

Ligações externas

Referências