A Enciclopédia Oficial do Centro Atleticano de Memória.
A Enciclopédia Galo Digital é um projeto do Centro Atleticano de Memória e ainda não foi lançado oficialmente por estar em fase de desenvolvimento. Em caso de dúvida a respeito de qualquer informação, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br.
Destaque
No próximo domingo (27), Atlético e Santos se enfrentam pela 50ª vez na cidade de Belo Horizonte. O confronto, que teve início no fim da década de 30, é um dos mais tradicionais do futebol brasileiro. Em mais de 70 anos de rivalidade, Galo e Peixe já decidiram vaga em final de Brasileiro, do Torneio Ramón de Carranza e ainda possuem o maior recorde de público do Mineirão em Campeonatos Brasileiros - 113.749 pagantes. No ano de 2008, o confronto na capital mineira marcou a volta das bandeiras às arquibancadas, fato que não acontecia desde 2004 (imagem ao lado). Para conhecer um pouco mais da história deste confronto, clique aqui.
1950 - Totonho, jogador que defendeu o Galo nas temporadas de 1973 e 74. Em 47 jogos com a camisa alvinegra, marcou 18 gols.
1960 - Rômulo, meio-campista do clube de 1979 até 83. Foi campeão estadual nas cinco temporadas em que esteve pelo clube e atuou por 96 partidas, marcando 17 gols.
O ano de 1950 ficará marcado eternamente na história do Clube Atlético Mineiro. Jogando até debaixo de neve, o Galo fez uma campanha vitoriosa nos campos de clubes do Velho Continente. O título simbólico de Campeão do Gelo marcou a era de hegemonia alvinegra nos gramados brasileiros. Clique aqui e confira um pouco mais desta história.
No dia 03 de setembro de 1969, o Atlético fez um amistoso de luxo no Mineirão, encarando a Seleção Brasileira. Comandada por Pelé, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto e cia, a seleção canarinho veio até Belo Horizonte - meses antes da conquista do Tri - para desafiar um dos grandes clubes brasileiros. O Galo, vestindo uniforme nas cores vermelha e branca, da FMF, entrou com força máxima e não decepcionou o público superior a 70 mil no estádio. O placar de 2 a 1 favorável ao Galo foi a única derrota dessa Seleção, que para muitos, foi a melhor de todos os tempos. Clique aqui e confira um pouco mais desse artigo.
O Atlético é tema de documentário da TV FIFA, exibido no programa semanal ‘Fifa Futbol Mundial’. Gravado em meados do mês de julho de 2009, o documentário faz parte de um projeto feito pela FIFA, que tem como objetivo mostrar o futebol em todos os cantos do planeta. Nesta edição, alguns personagens do clube dão entrevistas, com destaque para o presidente Alexandre Kalil e o atacante Diego Tardelli. Para acessar o site oficial da TV Galo, clique aqui.
Nascido em 25 de abril de 1917 em Castel de Piano, cidade italiana da região da Toscana, Omero Pieri chegou ao Brasil aos 13 anos. Logo na infância, percebeu que era mais compreendido conversando em espanhol do que em italiano. Assim surge o apelido de Espanhol. Em 1939, Espanhol chegou ao Atlético e permaneceu até o fim de 1940, quando foi atuar no Aeroporto por um ano. Mas foi em 1942 que fez história no Atlético. A partida final do Mineiro de 1941, ocorreu contra o Siderúrgica, em campo neutro. Na véspera da decisão, o goleiro Kafunga foi preso por problemas com o exército. A solução foi escalar Espanhol. O arqueiro, que era apontando como uma surpresa para a partida, fez defesas brilhantes, sendo o herói da conquista do 10° título mineiro do Galo. Para conhecer um pouco mais deste jogador, clique aqui.
Comandando a equipe do Atlético, o técnico Celso Roth tem um retrospecto excelente. Em 67 partidas, venceu 34, empatou 20 e perdeu apenas 13. Com isso, ultrapassa os 60% de aproveitamento.
Contato
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br
ATENÇÃO: Já estamos corrigindo nosso conteúdo para adequar às novas mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que entraram em vigor em 01 de Janeiro de 2009.