A Enciclopédia Oficial do Centro Atleticano de Memória.
A Enciclopédia Galo Digital é um projeto do Centro Atleticano de Memória e ainda não foi lançado oficialmente por estar em fase de desenvolvimento. Em caso de dúvida a respeito de qualquer informação, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br ou com a Assessoria de Imprensa do Clube Atlético Mineiro.
Destaque
Natural da cidade de São Paulo, Dyego Rocha Coelho chega ao Atlético para a sua terceira passagem no clube. Revelado nas categorias de base do Corinthians, o lateral-direito estreou como profissional na temporada de 2004 e permaneceu no clube paulista até o fim de 2006. No ano seguinte, chegou ao Galo e fez uma ótima temporada. Em 48 jogos, marcou 7 gols e foi Campeão Mineiro. Em 2008, voltou ao Corinthians, mas por pouco tempo. Logo em fevereiro, foi novamente emprestado ao Galo, clube no qual jogou até meados de junho. Isso porque foi negociado junto ao Bologna, da Itália. Sua passagem pelo velho continente foi discreta: apenas 12 jogos no Calcio. Em 20 de agosto de 2009, o presidente Alexandre Kalil anunciou o lateral como o mais novo reforço do clube. Com 65 jogos e 10 gols com a camisa alvinegra, chega para compor o elenco. Para conferir a página do jogador, clique aqui.
1911 - José Cabral, presidente do Atlético nos biênio 1950/51. Foi na sua gestão que o Atlético participou da excursão à Europa, quando obteve o título simbólico de Campeão do Gelo. No início da década de 70, foi o vice-presidente do clube na administração Nelson Campos. Além disso, presidiu por algumas vezes o Conselho Deliberativo do Galo.
1938 - Mussula, goleiro com duas passagens na história do Galo. Veio em 1958 e retornou para atuar de 1968 até 73. Em 168 partidas, sofreu 156 gols e conquistou 3 títulos no clube. Em 1983, foi o técnico do clube que venceu o último título da campanha do hexacampeonato.
1942 - Amaury Horta, meio-campista do Atlético de 1967 até 71. Em 154 jogos, marcou 33 gols e participou da conquista de 1 título estadual e o Brasileiro de 71. Além disso, foi responsável por marcar o 1° gol do Galo na vitória por 2 a 1. sobre a Seleção Brasileira.
1898 - Fundação do Clube de Regatas Vasco da Gama, equipe do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Um dos clubes mais antigos em atividade no país, é considerado uma das principais forças do nosso futebol.
O ano de 1950 ficará marcado eternamente na história do Clube Atlético Mineiro. Jogando até debaixo de neve, o Galo fez uma campanha vitoriosa nos campos de clubes do Velho Continente. O título simbólico de Campeão do Gelo marcou a era de hegemonia alvinegra nos gramados brasileiros. Clique aqui e confira um pouco mais desta história.
No dia 03 de setembro de 1969, o Atlético fez um amistoso de luxo no Mineirão, encarando a Seleção Brasileira. Comandada por Pelé, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto e cia, a seleção canarinho veio até Belo Horizonte - meses antes da conquista do Tri - para desafiar um dos grandes clubes brasileiros. O Galo, vestindo uniforme nas cores vermelha e branca, da FMF, entrou com força máxima e não decepcionou o público superior a 70 mil no estádio. O placar de 2 a 1 favorável ao Galo foi a única derrota dessa Seleção, que para muitos, foi a melhor de todos os tempos. Clique aqui e confira um pouco mais desse artigo.
Com transmissão pela Internet e pelo Canal 14 da NET, a TV Galo é a primeira TV de um clube mineiro e uma das primeiras no país. Está presente em todos os eventos do Clube e na cobertura dos jogos do Atlético, seja no Mineirão ou fora de casa. O objetivo da TV Galo é proporcionar mais um canal de informação e estreitar o relacionamento com o torcedor.
A TV Galo é um produto da Central de Multimídia, juntamente com a Assessoria de Imprensa.
Natural de Lagoa Prata, cidade a 211 km da capital de Minas Gerais, Gilberto Silva é considerado um dos principais jogadores da história do Galo. Revelado nas categorias de base do América-MG, o jogador participou da conquista do título do Brasileirão Série B de 1997 pelo clube alviverde. No ano de 1999, chegou ao Atlético com a missão de comandar o meio-campo alvinegro. Ao lado de jogadores consagrados, foi conquistando seu espaço, e consequentemente, o apoio da torcida. Em pouco tempo, era praticamente intocável na equipe titular do Galo. Seu primeiro gol com a camisa alvinegra aconteceu no dia 26 de Abril de 2000, na vitória por 4 a 1 sobre o Ipatinga-MG. Em 95 jogos pelo Atlético, marcou 8 gols e conquistou o título do Campeonato Mineiro de 2000. No ano de 2001, passou a ser convocado com frequência para a Seleção Brasileira e participou da bela campanha na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou o Pentacampeonato. Em seguida, foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra. Com a camisa 19 do clube londrino, permaneceu até o início de 2008, quando foi negociado com o Panathinaikos, da Grécia. Titular da Seleção Brasileira, o jogador é homem de confiança do técnico Dunga. Para conhecer um pouco mais do jogador, clique aqui.
Nos primeiros 42 jogos da temporada, o Atlético alcançou um aproveitamento de 66,66%, bastante superior ao do ano passado. Em 2008, com o mesmo número de jogos, a equipe atingiu a marca de 50,79%.
Comandando a equipe do Atlético, o técnico Celso Roth tem um retrospecto excelente. Em 59 partidas, venceu 32, empatou 16 e perdeu apenas 11. Com isso, chega a quase 65% de aproveitamento.
Contato
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@centroatleticanodememoria.com.br
ATENÇÃO: Já estamos corrigindo nosso conteúdo para adequar às novas mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que entraram em vigor em 01 de Janeiro de 2009.